O Despertar da Primavera

quarta-feira, maio 31, 2017

Para quem conhece a autora deste blog ou minimamente acompanha suas atualizações no facebook, não é nenhuma novidade que sou uma fã assídua de musicais. Também não é de se estranhar minha profunda força de vontade em fazer parte dos elencos, mesmo não sendo a melhor cantora que se encontra por aí.
Recentemente me aventurei com minha fiel companheira a conhecer mais um dos nomes comuns desse mundo das artes que ainda estava resistente em assistir.




Uma das companhias de teatro musical de maior qualidade de Campinas, a Jukebox, estava produzindo a peça que dá título a esta postagem. 
Chegou a hora de comentar as minhas impressões e listar 7 motivos pelos quais você deve assistir a peça assim que eles lançarem uma nova data:

Number 1 - Enredo
A peça é uma adaptação de um roteiro gringo, que traz uma Alemanha conservadora e que muito me lembra a época em que Freud construiu toda a sua teoria. Mesmo assim, os temas são profundamente atuais: sexualidade, depressão, conflitos familiares, repressão. Tudo isso com uma pitada de adolescentes desbocados te mandando se fuder sem o menor escrúpulo.
As músicas não têm rimas perfeitas, desconcertam, colocam a reflexão como parte principal de tudo o que é apresentado. Você sai de dentro do teatro pelo menos disposto a entender o que aconteceu.

Number 2 - Elenco
Já estive em algumas companhias de Campinas e assisti algumas outras e, honestamente, não tive a oportunidade de encontrar um elenco tão talentoso e entregue. Os personagens me capturaram com um olhar, mas o coro arrancou meu coração e não deixou espaços para outros amores. 

Number 3 - Menos é Mais
Existem dois tipos de espetáculos de sucesso: aquelas super produções que não existe como dar errado, nas quais são investidos milhões em cenários, figurinos, preparação dos atores e divulgação. Do outro lado, existem os espetáculos que são incríveis por simplesmente ser. 
No Despertar você conta com um palco, alguns caixotes, meia dúzia de cadeiras e atores tão completamente entregues que nada mais é preciso.

Number 4 - Iluminação
Não citei a iluminação no comentário acima porque ela é quase um personagem a parte. Tenho que bater palmas para o técnico de iluminação escolhido, ele conseguiu me emocionar.

Number 5 - Músicas
Sei que é meio ridículo colocar músicas como um dos motivos para assistir um teatro musical, mas existe uma poesia amarga no Despertar. As músicas retratam pensamentos, não acontecem dentro do campo real e é justamente isso que te faz se perder nos próprios sentimentos dos personagens, já não é possível distinguir o real da fantasia.

Number 6 - Intenção
Para quem já conhece um pouquinho da área artística, sabe que a intenção é o que coloca o ''algo a mais'' na performance. No caso deste elenco, ela estava presente em todos os momentos e cenas, não tem uma foto que saiu ruim devido a isso, os olhares sempre intensos, as entonações exatas, a movimentação corporal impactante.

Number 7 - Surpresa
Como eu sou bem das egocêntrica, esse obviamente é o melhor motivo para você voltar em uma apresentação do Despertar: agora euzinha Miliani faço parte do elenco.
Juro que nenhum dos meus comentários foi tecido com base nessa informação, mas por ter me apaixonado tanto, com certeza fazer parte da Jukebox se tornou uma meta de vida, que agora é real.


Então já sabem, na próxima apresentação vocês não tem motivos para não ir e, caso queiram conhecer mais da história, recomendo procuraram o musical brasileiro que é infinitamente melhor que o original.

<3

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

PINTEREST